Rua 24, 1797 | Jardim São Paulo
CEP 13503-111 | Rio Claro/SP
Telefone (19) 3531.8000

Login*
Senha*








Notícias

09/11/2018

Aluno Objetivo Rio Claro sai na frente na Proposta de Redação do Enem



Os participantes do Enem 2018 tiveram de desenvolver, na prova de Redação, um texto dissertativo-argumentativo sobre "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". 

Os nossos vestibulandos (3ª série do Ensino Médio e Curso Pré-vestibular) têm Laboratórios Especiais de Redação e aulas de Atualidades que, no segundo semestre de 2018, discutiram temas e produziram textos que subsidiaram sua Redação no Enem:


- Proposta de Redação desenvolvida em agosto de 2018: "Discurso de ódio nas redes sociais"

Texto de apoio

Estamos diante da “era da grosseria”. Em algum momento dos últimos anos, grupos na internet voltaram a se comportar como uma horda de visigodos com ímpeto para exterminar adversários em potencial. É a era da polarização, do pensamento binário: ou pensas como eu ou te tornas um inimigo. Nesse mundo em preto e branco, não há espaço para os tons de cinza.
Precisamos repensar o papel social das redes sociais. Caso contrário, a internet, que cresceu e se desenvolveu como uma poderosa ferramenta democrática, corre o risco de alimentar o ódio, a intolerância e o autoritarismo.

Fonte: http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2015/08/era-da-grosseria-line.html (Adaptado)

 

- Proposta de Redação desenvolvida em setembro de 2018: "Pós-verdade"

Texto de apoio

Plataformas como Facebook, Twitter e Whatsapp favorecem a replicação de boatos e mentiras. Grande parte dos factoides são compartilhados por conhecidos nos quais os usuários têm confiança, o que aumenta a aparência de legitimidade das histórias. Os algoritmos utilizados pelo Facebook fazem com que usuários tendam a receber informações que corroboram seu ponto de vista, formando bolhas que isolam as narrativas às quais aderem de questionamentos à esquerda ou à direita. (Adaptado de André Cabette Fábio. O que é ‘pós-verdade’, a palavra do ano segundo a Universidade de Oxford. Nexo, 16/11/2016.

Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/11/16/O-que-é-‘pós-verdade’-a-palavra-do-ano-segundo-a-Universidade-de-Oxford. Acessado em 01/12/2017.

 

- Aula de Atualidades ministrada em agosto de 2018: "Pós-verdade e Fake News: Mito e Política na Era da Informação"

Familiarizados com a recorrente discussão sobre ética e privacidade na internet, os alunos não devem ter encontrado dificuldades para produzir o texto.
Nossos professores estão sempre atentos aos temas mais relevantes da atualidade, preparando os estudantes para as provas do Enem e dos vestibulares.






COLÉGIO OBJETIVO

Rua 24, 1797 | Jardim São Paulo | CEP 13503-111 | Rio Claro/SP

COPYRIGHT © 2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.